quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Jogos para Mudança

Sempre acreditei no poder dos jogos. Sempre procuro citar aqui cases de jogos utilizados no marketing como fonte de entretenimento, canal de divulgação, promoção, e por ai vai.

Mas existe uma outra utilização para os jogos que sempre me interessou e motivou: Jogos como meio de conscientização e catalizador de mudanças.

Escreverei mais sobre o tema em um novo canal que divulgarei aqui em breve.

Temos trabalhado em parceria com o Instituto Akatu ja faz algum tempo sempre desenvolvendo jogos com funções de informar e mostrar de forma prática como promover mudanças.

Existem pelo mundo diversos jogos com temas sociais dos mais diversos tipos e há também o G4C: uma organização cujo objetivo é promover e dar suporte à utilização de jogos digitais como agentes de mudança.

Vale a pena conferir, alguns jogos são muito, mas muito divertidos.

Fonte: Vídeo games do bem — EcoDesenvolvimento

4 comentários:

  1. Olha, sou da mesmíssima opinião! Jogos são fontes preciosas de convencimento! Justamente pq oferece entretenimento! Acho que o poder deles vai muito além. Imagine só se nosso sistema educacional fosse diferente, se ele usasse dessa estratégia, entre outras, pra reter a atenção dos alunos!!! ... Brasil, meu Brasil brasileiro!


    Bjs

    PS.: A cara que fiz qndo li aquele briefing ridículo foi de um pitbull com fome!

    ResponderExcluir
  2. Cara muito legal....jogos que ensinam realmente...ja estou jogando o peace maker aquele que fala sobre os conflitos entre Israelenses e Palestinos. A mulekada de hj só quer saber de GTA ou C.S ...esse sim deveria ser um bom jogo para jogar e aprender valores...abrazz

    ResponderExcluir
  3. Sophia: Pena que estamos longe de ter uma mudança nesse rumo. Talvez se tivessemos mais construtivistas no ensino...

    Edson: Que eles joguem CS, GTA, etc e tal. Mas que alguém (talvez as escolas como disse Sophia) usassem um pouco mais de jogos...

    ResponderExcluir
  4. Com certeza meu amigo...falou tudo agora

    ResponderExcluir