terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Serious Games no U.S. Army

Desde o lançamento do Army acompanho as iniciativas dos militares americanos na utilização de jogos. Faz muito tempo que o exercito Americano aplica técnicas nem tanto ortodoxas com relação à recrutamento, seleção e treinamento.

Há algum tempo atras acompanhei um bafafá no senado americano onde um Senador que não me lembro o nome estava fazendo uma campanha ferrenha contra os jogos e foi desarmado por um outro que estava apoiando os militares na utilização dos jogos.

Isso tudo começou na época da produção do Army's devido ao fato de haver pouco engajamento militar e o jogo foi uma forma muito eficiente de motivar jovens americanos a se alistar. Por isso sua distribuição foi gratuita. Daí para frente as forças armadas nunca mais deixaram de participar dos eventos de games inclusive na grande E3.

E têm mais: o jogo, que foi 100% desenvolvido dentro do Exercito, têm uma das aplicações de armas mais realistas e perfeitas. Isso fez com que os militares pudessem utilizar o Ranking do jogo online para selecionar os melhores atiradores nos diversos tipos de armas, por exemplo.

É um case inspirador. E isso continua até hoje. No post da MCZiNFO: Exército americano recruta jovens com ajuda dos jogos eletrônicos voês podem ler sobre o que está acontecendo hoje em dia nesse cenário.

2 comentários:

  1. Boa tarde

    Agradeço a referência ao meu Blog. Fico feliz que tenha gostado da matéria...

    Aproveitando que resolvi reorganizar a lista de "links" de meu blog, inseri o seu na mesma e, posteriormente farei referência sobre este post.

    Abraços,

    Emanuel Marques
    http://mczinfo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Emanuel,

    Eu quem agradeço a visita e também coloquei seu link. Parabens pelo seu conteúdo.

    abs.
    Raul T.

    ResponderExcluir