sábado, 17 de janeiro de 2009

Games no mercado de Marketing

Em um post no Falando Nisso chamado Start Game foi feito um apanhado bem interessante sobre Games no merdado de Marketing.

Fiz um comentário que transcrevo na íntegra abaixo (Sugiro ler o post antes):

"Velho... tenho acompanhado o mercado de games a muito mas muito tempo. As vezes de perto, as vezes de longe.

Ultimamente tenho trabalhado nesse mercado mas dando foco em marketing. Hoje em dia vivo planejando ações que utilizam jogos como meio de divulgação. Faço conceituação de jogos e outras coisas.

O que vejo é uma total falta de conhecimento por parte dos publicitários e agências brasileiras no que diz respeito ao IGA e também uma certa dificuldade de se promover o In Game Ad devido ao fato das publishers de game ainda não estarem presentes no brasil.

Isso faz com que seja, ainda, um pouco difícil fazer o IGA. Mas não creio que este estudo esteja tão correto assim não. Os números dos slides são provas disso. A campanha do Obama é prova disso. O posicionamento da AXE é prova disso. Enfim, é possível que tal pesquisa tenha sido feita com o público errado. Com os cinquentôes que estão deixando as vagas de gestão para pessoas da nossa idade. Na geração que viu o game nascer e que sabe o poder que eles têm.

Venho trabalhando ferozmente numa outra forma de uso de games no marketing. Não utilizar jogos de plataformas ou MMO como canais de mídia, mas sim utilizar jogos como formato de mídia. Meios de fazer divulgação, promoção, branding, etc.

Alguns exemplos são:
http://www.soluttia.com.br/mkt/hotwheelsrace/
http://www.soluttia.com.br/mkt/ultradinospike/
E a nova versão no nosso site que entrará no ar na segunda.

Temos que catequizar este mercado. Na realidade tenho chamado isso de Revolução. "





Nenhum comentário:

Postar um comentário